Logo Senhor Bicho

Alergia de Gato nunca mais! Conheça 6 raças de gatos hipoalergênicos

alergia de gato

Gatos são especiais por todas as suas particularidades, muitas pessoas pensam apenas na independência desses animais, mas eles demonstram seu afeto pelos seus tutores de formas muito especiais.

Por isso todos deveriam ter a oportunidade de ser mãe ou pai desse pet e a alergia não deveria ser um empecilho!

Para quem adotou um recentemente, temos ótimos conselhos que ajudarão seu gatinho a ter um cantinho preferido na hora de dormir.

Para quem ainda não teve essa chance por questões de saúde, temos uma explicação do por que isso acontece e como fazer uma escolha mais segura.

Por que gatos dão alergia?

Muitos pensam que o vilão principal são os pelos, mas a verdade é que existem oito substâncias presentes nos gatos que são responsáveis por causar alergia nas pessoas.

Se você já espirrou ou teve outros sintomas alérgicos estando na presença dos felinos, continue lendo para entender o que é a proteína Fel d1.

Proteína Fel d1

É importante entender que essa proteína é a responsável pelas reações alérgicas nos humanos em 90% dos casos.

Ela está presente nas glândulas salivares e sebáceas (cutâneas) dos gatos e pode causar reações bem fortes que vão desde o espirro até pele descamando.

Os casos variam de pessoa para pessoa, a razão pode ser tendência genética e agravamento de casos de doenças respiratórias preexistentes como rinite e asma.

Ou seja, o fato do gato se lamber e ter contato com você pode te causar alergia devido à presença da proteína e não está relacionado diretamente aos pelos.

Mas é importante ressaltar: falta de higiene na casa – ainda mais se for pequena e tiver mais de um gato – também influenciam no grau de alergia.

Melhores opções para quem possui alergia

Existem gatos que produzem a proteína Fel d1 em menor quantidade, mas independente disso o tutor deve manter o ambiente sempre bem ventilado para que as proteínas causadoras da alergia não se acumulem no ar.

Os gatos hipoalergênicos não são isentos da produção da proteína Fel d1, mas a produzem em menor quantidade.

Nas raças que você vai conhecer a seguir temos alguns exemplares dessas raças, então a alergia pode ser mais leve.

Gato Bengal

Essa é uma raça hipoalergênica que ficou muito popular nos últimos anos por causa da sua personalidade extrovertida e presença imponente.

Esses gatos além de produzirem menos proteína Fel d1, também soltam menos pelo, facilitando a limpeza da casa.

Famílias que tem essa raça de gatos referem que nunca desenvolveram alergias.

Gato Sphinx

Aquele gatinho que todos pensam não ter pelos, na verdade tem uma penugem muito fina e curta em algumas partes do corpo, como por exemplo, nas orelhas e por quase não terem pelos, as proteínas que causam alergia não ficam retidas nos mesmos.

Uma ótima opção para pessoas que tem alergias!

Por serem desprovidos de pelos, os óleos produzidos pelo corpo não são absorvidos, então eles tem a necessidade de tomar banho mais frequentemente.

Gato Cornish Rex

É uma raça muito comum na Europa e Estados Unidos, possui uma pelagem linda e encaracolada, tem personalidade amorosa e gostam de fazer companhia aos tutores.

Ótima opção para quem tem crianças e outros tipos de pets.

Gato Cornish Rex

Gato siberiano

Embora tenha sido oficializada em 1990, calcula-se que o gato exista há mais de mil anos.

É de origem russa e ucraniana e sua personalidade é tranquila e brincalhona – ótimo para as crianças – pode atingir 9kg e ter menor produção de Fel d1.

Gato Siberiano

Gato Devon Rex

Pelos curtos, orelhas grandes, olhos esbugalhados e rosto pequeno, a única preocupação é que merecem mais atenção em relação à saúde devido a doenças genéticas como a miopia, espasticidade e luxação de patela.

Também, seu tipo sanguíneo deve ser observado caso queira que ele procrie.

Consultas veterinárias e exames de DNA e tipagem sanguínea o tutor pode descobrir suas condições pré-existentes e tratá-las, não é tão complicado quanto parece!

Devon Rex

Gato Balinês

Seu porte médio e musculoso lembra o Siamês e as fêmeas podem atingir 4 kg, enquanto os machos 5 kg.

São muito ligados aos humanos e adoram a atenção dos tutores, além de serem inteligentes e gostar de ficar ocupado o dia todo.

Balinês

Curtiu o assunto? Então siga a gente nas Redes Sociais e fique por dentro quando publicarmos novos conteúdos!

Pesquisar

Newsletter

Cadastre-se abaixo para receber nossas novidades:

Você também vai gostar